Circumponto – Aspectos Gerais, Significados e Características Marcantes

Compartilhe este post:

Circumponto é um símbolo espiritual bastante antigo; tão antigo que a tarefa de especificar onde ele existiu e seu significado primordial, é quase impossível, pois, este é um símbolo que foi e ainda é utilizado em diferentes culturas.

O circumponto ou o circulo ponto é exatamente o que o nome diz, um circulo com um ponto no meio , e em algumas representações aparece como um circulo menor dentro de um circulo maior. Possuindo diversos significados, na crença egípcia por exemplo o circumponto aparece representando o Deus Rá uma das entidades mais importantes do panteão egípcio, deus do Sol; pode significar também o olho que tudo vê, entretanto, sia essência principal está ligada ao constância e as órbitas.

Significados

O circumponto carrega o significado relacionado a estabilidade, o surgimento e o início de tudo a perfeição e o infinito, uma vez que o circulo não possui inicio ou fim, sendo perfeito em si mesmo. O circumponto era por exemplo bastante usado na na cultura Romana, e , estes costumavam colocar esse símbolo no topo de suas edificações mais importantes, os templo religiosos para exalta-lo, uma vez que estes eram lugares sagrados de culto.

Já no Ocultismo e na religiões que tem origens pagãs, o circulo é a casa de seus rituais pois um vez que tem possui um significado sagrado seria então usado para tal. O circulo serviria então, também, como um gerador de de fluxos de energias, que influenciariam as cerimônias que aconteceriam.

Características Marcantes

Uma das questões marcantes do símbolo circumponto é a visão astrologica do mesmo , astrologicamente o circulo ponto simboliza o Sol, ou seja, traz a representação de vida, verdade e justiça, aquecimento e iluminação, sob alguns pontos inclusive divina.

Além disso , Na questão Cabalística da Arvore da vida o circumponto geralmente aparece representando Keter, a coroa, a primeira sephirah situada no ponto central da parte de cima da árvore. Da mesma forma, o circumponto também aparece para representar o ouro na alquimia, o metal mais perfeito dentre os minérios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *