Flor de Lótus – Aspectos Gerais, Significados e Características Marcantes

Compartilhe este post:

Flor de Lótus é uma flor provida de muito encanto e beleza, mas diferentes do que muitos pensam, esta não é apenas uma incrível ornamentação da natureza; e possui um significado fortemente ligado a espiritualidade. Sendo portanto, um importante símbolo espiritual em culturas provenientes do Oriente e em diferentes religiões como o budismo e o hinduísmo.

A flor de lótus é um símbolo ligado ao misticismo que veio ganhando visibilidade ao longo dos anos. E nos dias contemporâneos é facilmente achado em capas de livos, tatuagens, desenhos, e dentre outras formas de representação.

A Lótus, também é conhecida como Flor sagrada e costuma nascer de pântanos, lagos e rios, firmando suas raízes na Lama e florescendo acima da superfície da água; exibindo sob o lago uma bela imagem. É também um espécie de lírio d´água, uma vez que brota acima dessa superfície.

Flor-de-Lótus

Significados

No oriente a flor de lótus tem seu principal significado relacionado a pureza de espirito, a paz e prosperidade. Parte de seu significado está também relacionada a seu nascimento, sendo o lodo e a água lodosa sob a qual brota, a representação de desejos carnais, que são superados a partir da floração acima de toda essa água.

Geralmente costuma ser presentada com oito pétalas, e, cada uma destas está relacionada as oito direções que o espaço possui. Portanto, por ser um dos símbolos de harmonias do cosmos, é frequentemente reproduzida em mandalas. A simbologia da planta é recebe significados diferentes, que são influenciados a partir de culturas de locais e de religiões.

No budismo por exemplo, a Flor de lotus carrega o significado de evolução espiritual. Pois, há uma crença de que  Siddhartha, antes que se tornasse Buda, deu sete passos sobre a terra, e, que de cada um dos passos dados, nasceu uma Flor de Lótus. Trazendo então, o significado de crescimento espiritual para a flor.

Não é atoa que a posição de Lótus é um das mais usadas e conhecidas durante a Yoga. A meditação feita coma pessoa de pernas entrelaçadas e as mãos pousadas sobre os joelhos, representa a imagem de buda sentado sobre a Flor de Lótus, buscando a proximidade com o espiritual.

Já no hinduísmo o significado desta bela flor é parecido, ou seja, ligado ao crescimento espiritual, para eles a flor simboliza a capacidade humana de se desenvolver espiritualmente mesmo diante de um ambiente pouco propício e das dificuldades

Características Marcantes

Uma das características que acompanham as Flores de Lótus e que tem diferentes significados são suas cores, o tom mais conhecido da flor costuma ser o rosado. Entretanto ela também é capaz de florescer em outras cores, e cada um dessas outras cores possui um significado diferente.Como:

  • A lótus branca representa a pureza de espírito, do corpo e da mente, a união dos três em forma de perfeição. Essa flor quase sempre está fechada mão revelando seu interior, pois só germina, floresce em condições ideais.
  • Já a Lótus vermelha simboliza amor e compaixão, trazendo todas as questões relativas a natureza original do coração; por conta disso a mesma é conhecida como flor do Buda da Compaixão, o Avalokitesvara.
  • A Lótus Azul representa a questão espiritual de um jeito mais intenso, trazendo o significado relativo a vitória e aclamação do espirito sobre as coisas materiais.
  • Por fim, tem-se a Lótus Rosa que é a mais conhecida dentre os diferentes tipo dessa flor. A Lótus rosa está diretamente ligada a Buda, e aparece para representar os deuses ni budismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *